28/04/23

Como consultar os projetos das subestações? Um ponto interessante sobre os Leilões de Transmissão

O governo já agendou dois leilões de transmissão de 2023: o primeiro é composto por 9 lotes, que serão detalhados a seguir; já o segundo conta com 3 lotes incluindo um setor de 800kV, nos estados do Maranhão, Tocantins e Goiás, de Graça Aranha até Silvânia, ou seja, apresenta uma grande extensão, sendo um importante ativo de transmissão a ser leiloado no país. No texto de hoje, apresentaremos um tutorial de como encontrar as informações e chegar a esses ativos para otimizar os resultados de suas análises com o uso da plataforma da Ecotx. Para isso, utilizaremos tanto a ferramenta de georreferenciamento, o EcoMap, quanto a ferramenta de dashboards, e-BI.

Na seção de e-BI, quando entramos na aba “Painéis da Transmissão”, seguida do primeiro tópico, acessamos o principal dashboard, que mostra a evolução dos ativos de transmissão, desde o Programa da Expansão da Transmissão (PET) até os projetos irem para leilão e a posterior fase de obras. O painel é atualizado mensalmente, e hoje veremos a versão de abril — que será atualizada com informações de maio dentro de três semanas.

Figura 1 — Como acessar o Dashboard Painel da Transmissão

Ele é dividido em três partes: a primeira, referente ao Programa de Expansão da Transmissão, apresenta quais são os ativos que entrarão em operação, com a capacidade em MVA das novas subestações e seus equipamentos e o ano de tendência desses empreendimentos. Também é mostrado qual o tamanho em quilômetros de novas linhas de transmissão que entrarão em operação. Dessa forma, começamos a ver a linha do tempo desses empreendimentos de transmissão.

Figura 2 — Detalhe do Programa de Expansão da Transmissão (PET)

Já a segunda parte traz o histórico de leilões desde o início dos anos 2000. A partir de 2010, estão disponíveis todos os projetos dos relatórios Rs, que a ANEEL publica em conjunto com a EPE. É possível realizar o download dos projetos, que podem ser consultados com muita velocidade e facilidade. Em cada um — todos disponíveis em formado PDF e, às vezes, em .dwg –, acessamos todo o arranjo da subestação, a terraplanagem, o aterramento, os dutos e as canaletas, arquitetura da SPCS, diagramas unifilares, arquitetura de telecomunicações, equipamentos, CFTV, casa de comando etc.

Figura 3 — Como realizar o download de projetos

A nossa plataforma disponibiliza todos esses arquivos de uma maneira muito fácil e rápida, o que dinamiza o trabalho e permite que se economize tempo nas próximas ações.

Figura 4 — Alguns projetos que podem ser encontrados na plataforma da Ecotx

Independente se o foco é atuar diretamente no leilão, ou se a atuação é indireta, com o fornecimento de serviços de engenharia, demais serviços ou fornecimento de matéria-prima, é interessante que esses projetos sejam identificados e analisados. Também disponibilizamos os contatos das pessoas envolvidas nos empreendimentos, já que, por serem certames públicos, os contatos técnicos são publicados oficialmente para possibilitar a visita técnica — além de que deixamos um lastro do governo, de forma a mostrar qual a fonte da informação, que é pública, atualizada e confiável, bem como não ferir nenhuma parte da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Assim, nossos dashboards permitem economizar tempo e trabalho devido à sua organização e atualização contínua.

Na plataforma, por meio do EcoMap, é possível também verificar a localização dos lotes dos leilões de transmissão. Ao clicarmos no botão de “Lista de camadas”, acessamos o primeiro leilão, que acontecerá em junho de 2023.

Figura 5 — Localização aproximada dos Lotes participantes do 1º Leilão de Transmissão de 2023

Identificamos que o primeiro lote, por exemplo, concentra-se do centro-norte até o oeste do estado da Bahia. Ainda na Bahia, o segundo lote foca na região sul e central do estado baiano. Já o terceiro lote localiza-se na região central de Minas Geras, onde também está o quarto lote. O quinto lote se estende da parte sudeste do estado baiano até o Espírito Santo. O sexto lote se concentra em Alagoas, enquanto o sétimo lote abrange o sul do território capixaba e o sudeste do mineiro. O oitavo lote fica em Pernambuco e, por fim, o nono está localizado na divisa dos estados de São Paulo e Minas Gerais. A lista dos ativos participantes pode ser consultada a seguir.

“- LOTE 1, composto por:
LT 500 kV Juazeiro III — Campo Formoso II C1, CS;
LT 500 kV Campo Formoso II — Barra II C1, CS;
LT 500 kV Buritirama — Barra II C1, CS;
LT 500 kV Barra II — Correntina C1, CS;
LT 500 kV Correntina — Arinos 2 C1, CS;
Trechos de LT 500 kV entre a SE Correntina e o seccionamento da LT 500 kV Bom Jesus da Lapa — Rio das Éguas C1, CS;
SE 500 kV Campo Formoso II;
SE 500 kV Barra II e Compensação Síncrona;
SE 500 kV Correntina.

– LOTE 2, composto por:
LT 500 kV Gentio do Ouro II — Bom Jesus da Lapa II C2 e C3, CS;
LT 500 kV Bom Jesus da Lapa II — Jaíba C1 e C2, CS;
LT 500 kV Jaíba — Buritizeiro 3 C1 e C2, CS.

LOTE 3, composto por:
LT 500 kV Buritizeiro 3 — São Gonçalo do Pará C2, CS.

– LOTE 4, composto por:
LT 500 kV Janaúba 6 — Presidente Juscelino, C1, CS.

– LOTE 5, composto por:
LT 500 kV Morro do Chapéu II — Poções III C2, CS;
LT 500 kV Poções III — Medeiros Neto II C2, CS;
LT 500 kV Medeiros Neto II — João Neiva 2 C2, CS;
LT 500 kV João Neiva 2 — Viana 2, C2.

– LOTE 6, composto por:
LT 500 kV Xingó — Camaçari II C1 e C2, CD.

– LOTE 7, composto por:
LT 500 kV Governador Valadares 6 — Leopoldina 2 , C1 e C2, CD, com 2 x 318 km;
LT 500 kV Leopoldina 2 — Terminal Rio C1 e C2, CD, com 2 x 191 km;
SE 500 kV Leopoldina 2 — novo pátio de 500 kV.

– LOTE 8, composto por:
LT 230 kV Recife II — Bongi C1 e C2 (trechos aéreos e subterrâneos).

– LOTE 9, composto por:
SE 500/138 kV Água Vermelha — nova transformação 500/138 kV, incluindo a instalação do sistema de automatismo para o controle do fluxo de reativos.”

Além disso, quando se liga a base de dados da Rede Básica, pode-se identificar se a atuação de seus empreendimentos de geração está mais ou menos bem posicionada em relação ao leilão. Dessa forma, é possível avaliar se o projeto da sua usina será, direta ou indiretamente, afetado pelos empreendimentos novos licitados. Esse ponto é interessante para realizar uma análise de risco, tanto com o objetivo de conferir os projetos dos Rs, quanto verificar as proximidades e interferências dos leilões de transmissão e futuras oportunidades de conexões

Figura 6 — Lotes compatibilizados com a Rede Básica, otimizando as análises conjuntas

Por fim, compartilhamos que estamos terminando a revisão final de um produto novo, de modo exclusivo, sobre o próximo leilão, que será composto de recortes da plataforma focados nos lotes. Para cada um dos nove lotes, criamos um arquivo em KML com todas as informações da plataforma, que será disponibilizado à venda para nossos clientes na próxima semana. Mesmo que não participe diretamente do leilão, as informações podem ser úteis se sua empresa for uma fornecedora de equipamento, de mão de obra ou matéria-prima, ou trabalhe para os transmissores de forma indireta, de modo que os resultados do leilão irão desempenhar um importante impacto nos próximos anos de sua empresa.

Para conhecer um pouco mais sobre esse produto, entre em contato conosco!

+55 (41) 997-470-100

Fontes: Agência Nacional de Energia Elétrica, Empresa de Pesquisa Energética
Elaboração: Ecotx Energy Data, 2023

Texto: Leticia Pilger
Editor: Paulo Renato Reche