17/03/20

Os cabos da minha rede subterrânea explodiram… qual o problema?

Luiz F. Ortega
Todos os Complexos Eólicos e Usinas Fotovoltaicas em alguma parte do seu sistema elétrico, muito provavelmente, terá algum trecho com redes de média tensão subterrânea (RMT). Tendo isso como premissa, acreditamos que os especialistas que irão desenvolver a engenharia sabem dimensionar as redes subterrâneas. Correto? Nem sempre meus amigos.
Na imagem a baixo um trecho de cabo completamente danificado por correntes de curto-circuito superiores aos limites físicos do cabo:

 

 

Veja como custa caro a brincadeira! Para esse caso em específico foram gastos alguns milhões para arrumar o erro de concepção do projeto:

A maioria dos problemas que vamos encontrar em cabos da RMT será na sua blindagem. Mas como fazemos um ótimo dimensionamento dessa blindagem? Não tem muito mistério, basta seguir as recomendações da IEC 949 e ICEA-P-45-482 (ver catálogo prysmian):

 

Algumas perguntas que irão surgir agora:  Qual o tempo de duração do cc?  Qual a corrente de cc devo considerar?  Falamos sobre isso em um próximo artigo.